quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

8º Cusco - Pe --> Tacna - PE - 800Km

Depois do banho de água fria que foi não visitar Machu Pichu, o dia de hoje serviu para recompensar de algumas maneiras, ontem depois cedo, (muito cedo) tanto que nem jantar tivemos, a ida a cidade sagrada não foi realizada pois apenas tinha pacote para visitas de 2 dias, para visita de 1 dia, o valor iria para a bagatela de 1000 e alguns reais por pessoa, considerando que o valor normal já é de 500 reais, realmente saiu do nosso orçamento e tempo hábil, sendo assim, a cidade já ficou lá por mais de mil anos então, volto depois para uma visita especial.
Hoje acordamos cedo porém o café e nossas malas ainda não estavam prontas, quando conseguimos sair do hostal já era 7:30, alias recomendo o Hostal Las Palmeras a família lhe atende super bem, quarto limpo e localização privilegiada. Passamos no posto de gasolina para lavar o radiador da moto que estava tomado por barro da entrada da cidade de Cusco, detalhe o trânsito das cidades do Peru é um capítulo a parte, totalmente caótico, sem lei quem manda é a buzina, ruas muitas vezes sem calçamento e por ai vai, quando conseguimos sair para a rodovia já eram mais de 8 horas da manhã (11 horas em SP), e tínhamos 800 km para cumprir, ao sair o frio já deu seu cartão de visitas, colocamos todas as roupas inclusive a de chuva que também parecida vir, porém mesmo assim o frio é de cortar, passamos por várias montanhas com gelo que estavam a não mais de 1 km de caminhada, mas é importante ressaltar que 1 km caminhando aqui é um martírio, paramos para tirar algumas fotos das montanhas e eu sai na frente, depois de uns 5 km não avistava o Jarbas, voltei e a moto dele nos deu o primeiro susto da viagem, ela não dava tem sinal de vida, porém foi apenas susto, o famoso tranco resolveu o problema e seguimos viagem, cada vez mais alto e mais frio, com retas intermináveis ladeadas por montanhas lindas com vegetação rasteira e pequenos rios resultado do degelo, nesta horas é que penso como diria um amigo (Estou em um calendário), alias quantas paisagens de calendário...
Chegamos em uma cidade chamada Juliaca e lá perdemos uns 20 a 30 minutos tentando achar o caminho para Puno, esta cidade com certeza está em primeiro lugar como trânsito mais caótico, em segundo Puerto Maldonado e Cusco em terceiro, após conseguir sair de Juliana logo chegamos em Puno(30KM) onde tiramos algumas fotos do Lago Titicaca(lago mais alto do mundo) 3800mt, onde com uma visita mas calma pode-se conhecer a civilização dos Uros povo que vive em ilhas artificiais criadas com uma espécie de planta (não lembro o nome agora), em Puno o terceiro contratempo do dia, parei para comprar água e o Jarbas não viu, ai foi aquela história de um procura o outro que levou mais uns 20 minutos do dia.
Seguimos então para Moguega e Tacna, ficando cada vez mais algo e mais frio, com 4500mt de altura uma paisagem muito interessante novidade mesmo para nós 2, água quente brotando da terra misturada com enxofre como podem ver nas fotos (temos vídeos de tudo, mas a internet daqui não permite postar pelo tamanho, no fim da viagem posto tudo).
Continuamos a jornada de frio e curvas até chegar em Moquegua(capital do cobre aqui no Peru) lá a altitude já era de 1300 metros permitindo respirar sem mais problemas, em Puno por exemplo paramos para colocar roupa de chuva e quando terminamos parecia que tínhamos corrido a São Silvestre.
de Moquegua até Tacna eram mais 150 KM, e já eram 6 horas, a paisagem muda de uma hora para outra, agora estávamos no deserto peruano, somente montanhas de areia sem nenhuma vegetação, pegamos o por do sol porém sem fotos, a noite já vinha devido aos nossos contratempos, a pista é um espetáculo, somente retas mas muita retas mesmo, a faixa pontilhada vai de fora a fora, mas deserto, a noite com neblina e chuva armando, aceleramos e chegamos em Tacna já eram 7:30 da noite, cidade grande e totalmente diferente das que já havíamos visitado no Peru, organizada, bonita estilo (Uberlândia ou Ribeirão Preto) para quem conhece.

Muito frio hoje

Mas muito frio mesmo, Ninja

Se não fosse a altitude de 4000 mil metros eu iria lá

Lago Titicaca

Titicaca

Fonte de água termal

Quente e com cheiro de enxofre