sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A SÍNDROME DA VOLTA


Sabem aquele cavalinho manso do sítio do seu avô? Aquele que na saída do passeio era tranquilo, até moroso demais? E que a partir do momento em que tomava o caminho de volta para casa ficava difícil de segurar tamanha a pressa do bichinho? Nós motociclistas sofremos deste mesmo mal.

Toda a viagem tem aquele momento em que terminam as atrações propostas e inicia-se o retorno, à volta para casa, nessa volta a moto vem mais pesada, são fotos e mais fotos para mostrar aos amigos, são experiências vividas que queremos compartilhar, presentes, objetos de artesanato para decorar a casa, saudades da família, enfim vocês sabem do que estou falando. Pois é toda esta bagagem extra de emoções, sentimentos e expectativas que desencadeia os sintomas que podemos observar em todos nós, sendo assim uma Síndrome da Volta.

Os sintomas? O paciente começa a ter pressa e apurar os outros, esquecemos objetos no hotel, sai do abastecimento sem prender o capacete corretamente, faz inúmeras simulações no GPS, tenta maratonas insanas para chegar ao destino, liga para casa, manda mensagens e em seu estágio mais avançado o paciente passa a não curtir mais a viagem e a cometer imprudências no trânsito.

Em nosso devaneios dentro do capacete pensando neste assunto, constata-se que não temos formação para indicar algum tratamento, mas alguns conselhos podem vir a calhar: Muita calma e planejamento, se possível deixe alguma atração para ser vista na volta criando assim uma expectativa, não tem o que ver ou fazer a não ser voltar? Seja realista por mais que queira você não vencerá os 2000 km restantes em um dia, então calma, olhe no mapa e marque um destino, procure chegar cedo com tempo para achar um bom hotel, dê uma caminhada ,ache uma boa janta e procure curtir, afinal a volta ainda é a viagem, tome mais um refrigerante(Inka Cola) com "media lunas", aquele pão de queijo das Minas Gerais, pare na tenda na beira da estrada e prove uma fruta diferente destas que vendem a beira da estrada, assim podemos evitar a ansiedade do retorno e fechar com chave de ouro a aguardada viagem, 

Vale lembrar: a viagem só termina no portão de casa com o totó abanando o rabo e o motociclista cansado, mas são e salvo matando saudades junto de sua família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário